TIPO | TÓPICO / LEITURA OBRIGATÓRIA |
Exposição | Apresentação do seminário. |
Seminário 1 | O QUE É CIÊNCIA? LEITURA OBRIGATÓRIA a. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo : Atlas, 1992, p. 15-29.* b. HUGHES, J. A filosofia da Pesquisa Social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980. Pg. 11-24. c. MORGAN, G. Paradigms, Metaphors, and Puzzle Solving in Organization Theory. Administrative Science Quarterly, v. 25, 1980, pp. 605-622. (MOODLE) Leitura complementar CALDAS, M.P., BERTERO, C.O. Teoria das Organizações SP:.ed. Atlas, 2007. |
Seminário 2 | ABORDAGEM POSITIVISTA LEITURA OBRIGATÓRIA a. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo : Atlas, 1992, p. 30-40. * b. HUGHES, J. A filosofia da Pesquisa Social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980. Pg. 25-69. * |
Seminário 3 | ABORDAGEM INTERPRETATIVA LEITURA OBRIGATÓRIA c. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo : Atlas, 1992, p. 41-48. * d. HUGHES, J. A filosofia da Pesquisa Social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980. Pg. 70-124. * |
Seminário 4 | COMPLEXIDADE E TRIANGULAÇÃO LEITURA OBRIGATÓRIA a. KUHN, L. Why utilize complexity principles in social inquiry? World Futures, 2007, nº 63, p. 156–175. (MOODLE) b. LEWIS M. W.; GRIMES, A. I. Metatriangulation: building theory from multiple paradigms. Academy of Management Review. 1999, Vol. 24, No. 4, p. 672-690. (MOODLE) |
Seminário 5 | MULTIDISCIPLINARIDADE, INTERDISIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE a. SOMMERMAN, A. Inter ou transdisciplinaridade? São Paulo: Ed. Paulos. 2006, p. 9-66. * |
Seminário 6 | PESQUISA TECNOLÓGICA E PESQUISA CIENTÍFICA a. CUPANI, A. La peculiaridad del conocimiento tecnológico. Scientia Studia. 2006, v. 4, nº 3, p. 353-371. (MOODLE) b. HESSELS, L. K.; VAN LENTE, H. Re-thinking new knowledge production: A literature review and a research agenda. Research Policy. 2008, vol.37, p. 740–760. (MOODLE) c. NOWOTNY, H. The Potential of Transdisciplinarity. Disponível online: http://www.helga-nowotny.eu/documents/Transdisciplinarity.pdf . Em: 02/03/2010. |
Seminário 7 | PROJETO DE PESQUISA a. DESLANDES, S. F. A construção do projeto de pesquisa. Em: Minayo, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 31-50. * b. LUNA, S. V. Planejamento da pesquisa: uma intodução. São Paulo: Editora PUC-SP. 1996, p. 13-79. * |
Seminário 8 | COMO ESCREVER UM ARTIGO-1 (PESQUISA SISTEMÁTICA E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA)LEITURA OBRIGATÓRIA: a. GALVÃO, M. C. ET. AL. Revisão sistemática: recurso que proporciona a Incorporação das evidências na prática da enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem. 2004, maio-junho; 12(3):549-56. (MOODLE) b. RANDOLPH, J. A Guide to Writing the Dissertation Literature Review. Practical Assessment, Research & Evaluation. 2009, vol. 14, nº 13. Diponível online: http://pareonline.net/pdf/v14n13.pdf. Em: 28/02/2010. c. GREEN, B. N. et. al. Writing narrative literature reviews for peer-reviewed journals: secrets of the trade. Journal of Chiropractic Medicine. Volume 5 • Number3 • Fall 2006. P. 101-117. (MOODLE) |
Seminário 9 | COMO ESCREVER UM ARTIGO-2 (A ESCRITA)a. KERN, V. Guia de preparação de artigos. 2004. (MOODLE) b. Ashby, M. How to Write a Paper. 2005. Disponível em: http://www-mech.eng.cam.ac.uk/mmd/ashby-paper-V6.pdf. Em: 02/03/2010. |
Há 11 anos