domingo, 7 de março de 2010

Cronograma da atividade que serão realizadas ao longo da disciplina


TIPO
TÓPICO / LEITURA OBRIGATÓRIA
Exposição
Apresentação do seminário.
Seminário 1
O QUE  É CIÊNCIA?
LEITURA OBRIGATÓRIA
a.    TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo : Atlas, 1992, p. 15-29.*
b.    HUGHES, J. A filosofia da Pesquisa Social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980. Pg. 11-24.
c.    MORGAN, G. Paradigms, Metaphors, and Puzzle Solving in Organization Theory. Administrative Science Quarterly, v. 25, 1980, pp. 605-622. (MOODLE)
Leitura complementar
CALDAS, M.P., BERTERO, C.O. Teoria das Organizações SP:.ed. Atlas, 2007.
Seminário 2

ABORDAGEM POSITIVISTA

LEITURA OBRIGATÓRIA
a.    TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo : Atlas, 1992, p. 30-40. *
b.    HUGHES, J. A filosofia da Pesquisa Social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980. Pg. 25-69. *
Seminário 3
ABORDAGEM  INTERPRETATIVA
LEITURA OBRIGATÓRIA
c.    TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo : Atlas, 1992, p. 41-48. *
d.    HUGHES, J. A filosofia da Pesquisa Social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980. Pg. 70-124. *
Seminário 4
COMPLEXIDADE E TRIANGULAÇÃO
LEITURA OBRIGATÓRIA
a.      KUHN, L. Why utilize complexity principles in social inquiry? World Futures,  2007, nº 63, p. 156–175. (MOODLE)
b.      LEWIS M. W.; GRIMES, A. I.  Metatriangulation: building theory from multiple paradigms. Academy of Management Review. 1999, Vol. 24, No. 4, p. 672-690. (MOODLE)
Seminário 5
MULTIDISCIPLINARIDADE, INTERDISIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE 
a.      SOMMERMAN, A. Inter ou transdisciplinaridade? São Paulo: Ed. Paulos. 2006, p. 9-66. *
Seminário 6

PESQUISA TECNOLÓGICA E PESQUISA CIENTÍFICA

a.      CUPANI, A. La peculiaridad del conocimiento tecnológico. Scientia Studia. 2006, v. 4, nº 3, p. 353-371. (MOODLE)
b.      HESSELS,  L. K.; VAN LENTE, H. Re-thinking new knowledge production: A literature review and a research agenda. Research Policy. 2008, vol.37, p. 740–760. (MOODLE)
c.      NOWOTNY, H. The Potential of Transdisciplinarity.  Disponível online: http://www.helga-nowotny.eu/documents/Transdisciplinarity.pdf . Em: 02/03/2010.
Seminário 7
PROJETO DE PESQUISA
a.    DESLANDES, S. F. A construção do projeto de pesquisa. Em: Minayo, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 31-50. *
b.    LUNA, S. V. Planejamento da pesquisa: uma intodução. São Paulo: Editora PUC-SP. 1996, p. 13-79. *
Seminário 8

COMO ESCREVER UM ARTIGO-1 (PESQUISA SISTEMÁTICA E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA)

LEITURA OBRIGATÓRIA:
a.     GALVÃO, M. C. ET. AL. Revisão sistemática: recurso que proporciona a Incorporação das evidências na prática da enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem. 2004, maio-junho; 12(3):549-56. (MOODLE)
b.      RANDOLPH, J.  A Guide to Writing the Dissertation Literature Review. Practical Assessment, Research & Evaluation. 2009, vol. 14, nº 13.  Diponível online: http://pareonline.net/pdf/v14n13.pdf. Em: 28/02/2010.
c.      GREEN,  B. N. et. al. Writing narrative literature reviews for peer-reviewed journals: secrets of the trade. Journal of Chiropractic Medicine. Volume 5 • Number3 • Fall 2006. P. 101-117. (MOODLE)
Seminário 9

COMO ESCREVER UM ARTIGO-2 (A ESCRITA)

a.      KERN, V. Guia de preparação de artigos. 2004. (MOODLE)
b.     Ashby, M. How to Write a Paper. 2005. Disponível em: http://www-mech.eng.cam.ac.uk/mmd/ashby-paper-V6.pdf. Em: 02/03/2010.