sábado, 29 de maio de 2010

Grounded Theory - Teoria Fundamentada (nos ou em dados)



Este texto foi adaptado da página Professora Marília Levacov para ressaltar a utilização de uma abordagem diferenciada para pesquisas científicas. O que fomentou esta curiosidade foi uma aula de doutorado, no qual foi apresentada a Grounded Theory para os alunos do EGC.
A Professora Marília Levacov menciona que criou a página para ajudar seus orientandos de mestrado e doutorado (e todos os outros pesquisadores interessados) a encontrar bibliografia e suporte teórico sobre a Grounded Theory.
Além de conhecê-la bem para utilizarem-na de forma adequada em suas pesquisas, pois segundo ela, precisam estar familiarizados com esta metodologia para defendê-la, em bancas de proposta de dissertação, perante membros e convidados que não tenham conhecimento da mesma.
A Grounded Theory, conhecida como "Teoria Fundamentada nos Dados" (ou Teoria Fundamentada em Dados) em português, é uma metodologia de pesquisa relativamente nova e que usa uma técnica de trabalho que pode parecer desconcertante para alguns pesquisadores mais conservadores ou aqueles acostumados com metodologias quantitativas apenas.
A Grounded Theory é uma teoria indutiva baseada na análise sistemática dos dados. Ao criticar a dogmática técnica de testes hipotético-dedutivos que eram utilizados como única alternativa metodológica (testar teorias, testar hipóteses), "Glaser and Strauss nos forneceram uma concepção muito mais ampla do que os pesquisadores em Ciências Sociais poderiam e deveriam fazer com seu tempo dedicado à pesquisa".
O pesquisador desejoso de trabalhar dentro da metodologia Teoria Fundamentada nos Dados aproxima-se do assunto a ser investigado sem uma teoria a ser testada, mas, pelo contrário, com o desejo de entender uma determinada situação e como e porque seus participantes agem de determinada maneira, como e porque determinado fenômeno ou situação se desdobra deste ou daquele modo. Através de métodos variados de coletas de dados, reune-se um volume de informações sobre o fenômeno observado. Comparando-as, codificando-as, extraindo as regularidades, enfim, seguindo detalhados métodos de extração de sentido destas informações, o pesquisador termina então, nas suas conclusões, com algumas teorias que emergiram desta análise rigorosa e sistemática, razão pela qual a metodologia intitula-se Teoria Fundamentada nos Dados ("grounded" = apoiada, fundamentada, sustentada (pelos dados)).
Em outras palavras, a Teoria é aquilo com que o pesquisador encerra seu trabalho e não com o que principia. Não é aquilo que vai ser testado (não é o problema), mas aquilo que se conclui depois de uma pesquisa e da análise dos dados dela resultantes.


Flick (2004) afirma que a Grounded Theory “quebra” com a pesquisa tradicional na medida em que não tem necessidade do pesquisador ir a campo com um modelo a priore e cheio de posições teóricas, nesse caso o pesquisador adotará uma postura construtiva no campo, reafirmando assim que o objetivo deste método não é reduzir a complexidade, fragmentando-a em variáveis, mas em vez disso aumentar a complexidade e incluir o contexto na análise. Uma informação importante que deve ser observada é que a teoria a ser criada não surge somente para explicar algum fenômeno, mas também provê um esquema de referência para a ação.(ROESCH, 1999). A adoção da Grounded Theory como método a ser trabalhado deve ser precedido de concepções básicas pertinentes e presentes em todo o processo desde o objeto de estudo até a definição da teoria e sua finalidade, a seguir é descrito as características da Grounded Theory ba visão de Flick (2004).
Os autores apontam que ao longo da pesquisa com esta abordagem deve ser percebido:
a) O pesquisador deve procurar ir a campo sem pré-conceitos, mesmo ele tendo já um conhecimento sobre a temática, pois com esse método a teoria é construída durante todo o processo, com a finalidade de romper com os arcabouços teóricos generalistas existentes. (principio da localização).
b) O rigor e a criatividade assim como a postura cética do pesquisador é indispensável na condução da pesquisa, sendo importante que o pesquisador faça alternância entre as análises e coleta de dados, no sentido de enriquecer as interpretações.
c) O pesquisador deve possuir uma boa experiência no campo de estudo a ser trabalhado, uma vez que os níveis de análises requerem um aprofundamento maior.
d) A coleta de dados deve ser planejada de tal forma que todos os dados colhidos sejam autoexplicativos. A amostra é teórica e não pré-definida.
e) Não diferentemente dos outros métodos qualitativos, na Grounded Theory, não existe a preocupação somente com a finalização do trabalho, mas principalmente como todo o trabalho fora construído (ênfase no processo), foca a localização e não a generalização.
f) As hipóteses não têm uma definição funcional na pesquisa qualitativa Grounded Theory, (citação do autor), só sucedem umas às outras como momentos de construção teórica, fora do qual não tem nenhum sentido (REY 2002).
Na figura abaixo se apresenta um síntese (simploriamente organizados) dos passos da Grounded Theory para um melhor entendimento. Entretanto é prudente ressaltar que a figura é para reforçar um simples entendimento e para isso se procurou sintetizar ao máximo a exemplificação.













Fonte: Elaborado pelo Autor

Referência
ARAÚJO, Richard Medeiros de; ALLOUFA, Jomária Mata de Lima; OLIVEIRA, Fernando Porfírio S. de. Grounded Theory: Uma nova perspectiva de pesquisa em administração. Disponível em: . Acesso em: 10/05/2010.
FLICK, Uwe. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004. GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais.Revista de administração de empresas. São Paulo, V. 35, n.3,p.20-29. 1995.
LEVACOV, Marília. Grounded Theory - Teoria Fundamentada (nos ou em dados). Disponível em:< http://www.levacov.eng.br/marilia/grounded_theory.html>. Acesso em: 10/05/2010.